Buscar
  • Bitcom Internet Fibra

Quizz Festa da Uva 2022

Quantas edições da Festa da Uva houveram?

Resposta: Letra B



Festa da Uva, uma história que vem de longe.


Uma Festa para celebrar o êxito da colonização italiana no RS? Atualmente, podemos dizer que sim e até mesmo um evento de congraçamento entre os povos que fizeram e habitam o nordeste riograndense. Mas não foi sempre desssa forma. Na realidade a Festa da Uva surgiu na esteira das Feiras Agroindustriais de 1881 a 1931, e tinha o mesmo objetivo que era o de divulgar ao país, acelerar e ativar comercialmente a uva e o vinho aqui produzidos, então Festa da Uva e Feira Agroindustrial se mesclaram.


Deste modo pode-se dizer que a primeira Festa da Uva foi a de 1931 pelas mãos de Joaquim Lisboa, ainda que possa surgir alguma controvérsia.


Inicialmente realizada na Praça Dante a cada quatro anos, a Festa da Uva cresceu e ganhou espaço próprio em 1954, nas instalações que hoje são ocupadas pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Já em 1975 chegou a seu endereço atual nos Pavilhões do Parque Mário Ramos, já como uma S/A.


Algumas crises institucionais afetaram a Festa da Uva, que em seu curso passou a ser administrada pelo governo do estado, voltando ao controle do município em 1993, ocasião em que surgiu a idéia de tornar um evento comunitário. Assim o Parque e eventos de terceiros mantém-se administrado pela Festa da Uva S/A, e o evento principal conduzido pela Comissão Comunitária.


Assine aqui a Internet oficial da Festa da Uva: https://bit.ly/WhatsBitcomShop


#FestaDaUva #FestaNacionalDaUva #SerraGaucha #CaxiasDoSul #Bitcom

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo