Buscar
  • Bitcom Internet Fibra

Lendas Gaúchas - Salamanca do Jarau

Atualizado: 9 de mar.

Sabia que a lenda da Salamanca do Jarau propõe a origem do povo gaúcho? Confira essa estória:


A Teiniaguá é uma Princesa Moura, transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios, Anhangá-Pitã. Séculos atrás, quando caiu o último reduto árabe na Espanha, veio fugida para que não fosse reconhecida e aprisionada.


Conta a lenda que um jovem sacristão vivia no Povo de Santo Tomé, do outro lado do rio Uruguai. Em um dia de calor foi até a lagoa refrescar-se e percebeu que a água fervia. Na sua frente, a Teiniaguá surgiu. Ele a aprisionou e voltou à igreja. Durante a noite, ao libertá-la, ela volta a ser mulher e lhe pede vinho. Sabendo que o único vinho era o do padre, não hesitou em roubá-lo. O fato se repetiu por várias noites, até que os padres começaram a desconfiar. Uma noite invadiram o quarto do sacristão, a Teiniaguá transformou-se em lagartixa e fugiu para as barrancas do Rio Uruguai, já o jovem foi preso e condenado a morte.


No dia da aplicação da sentença, a Teiniaguá voltou para resgatá-lo. Utilizando magia causou um grande estrondo, fogo e fumaça e tudo afundou. O casal ficou confinado em uma caverna, chamada Salamanca do Jarau. Só sairiam quando alguém cumprisse sete provas. Com os desafios superados, seria concedido ao vencedor um desejo, o qual ele deveria renegar.


Após duzentos anos, chega à furna um gaúcho chamado Blau, que cumpre as provas, mas não deseja nada. O sacristão dá, então, uma moeda de ouro ao gaúcho, como lembrança. Dias depois, com a moeda, Blau foi comprar um boi. Ao retirá-la para pagar, a moeda foi se multiplicando. Acreditando que Blau tinha um pacto com o diabo, ninguém mais quis negociar com ele. Blau volta à gruta para devolver a moeda mágica e, ao colocá-la na mão do sacristão, o feitiço é quebrado. Os dois condenados ficam livres, transformando-se em um belo casal. Ao casarem-se trouxeram a descendência indígeno-ibérica ao povo gaúcho.


#LendasGaúchas #SemanaFarroupilha #Bitcom #Umbu #LendaDoUmbu

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo