Buscar
  • Bitcom Internet Fibra

Lendas Gaúchas - Umbu

Atualizado: 9 de mar.

Umbu, qual é a razão, de teres copa enfolhada, derramando sombra no verão e caules sem uso para nada?


A Lenda do Umbu traz a resposta. Deus, ao criar os reinos, perguntou a cada elemento de cada espécie o que gostaria de ser. Assim aconteceu com o reino vegetal. Quando Deus indagou árvores e ervas, as respostas foram as mais diversas. A araucária respondeu que queria ser muito alta; que seu tronco servisse para o fabrico de artefatos e que gostaria de ter frutos, para que pudesse alimentar os nativos da região.


A erva mate quis ser reconhecida pelos chás e pediu que a gente da região onde nascesse adquirisse o hábito de apreciá-la em grupo, desenvolvendo a hospitalidade e a solidariedade. A parreira suplicou para ter um fruto com o qual se produzisse a bebida consumida nos lares e apreciada por todos, para brindarem seus momentos de maior encantamento. A laranjeira, o pessegueiro, a macieira e outras pediram, para ter frutos deliciosos. O pau-ferro, o angico, o ipê, o cedro e outras pediram para nascerem como madeira forte, para serem transformadas nas mais diversas utilidades para os homens.


Chegara a vez do Umbu e Deus perguntou-lhe: e tu, o que queres oferecer? Madeira forte, frutos deliciosos, bebidas saborosas? Então, respondeu o Umbu ao Criador: quero atingir grandes alturas, com muitas folhas largas e que meu tronco e caules sejam muito fracos. O Senhor retrucou: mas o que desejas com teu pedido? E o Umbu concluiu: sendo alta e com folhas largas, oferecerei sombra amiga e hospitaleira; e negando-me a ser madeira forte, evito correr o risco de servir como cruz para o suplício dos justos. Ciente de que teria, em época muito distante daqueles dias, um de seus Filhos crucificado, Deus fez o Umbu do jeito que o mesmo desejara.


#LendasGaúchas #SemanaFarroupilha #Bitcom #Umbu #LendaDoUmbu

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo